A legalização de um negócio é apenas o primeiro passo para o funcionamento regular da empresa. Após a fase de registros, saiba que o trabalho inicia-se a partir daí, seja a nível operacional ou administrativo, muitas providências deverão ser tomadas.
A depender do ramo de negócios escolhido, porte, formato, forma de constituição societária ou regime tributário que sua empresa optou, muitas são as atividades inerentes a cada tipo societário.
Com isso, você deve verificar atentamente os itens acima citados e avaliar quais as características peculiares da sua empresa, para então colocar a “mão na massa”.
A fim de contribuir um pouco nesse processo, trazemos abaixo, dentre uma gama de atividades e obrigações, algumas essenciais como:
- Prefeitura Municipal: Deverá providenciar junto a prefeitura municipal as licenças e alvará de funcionamento, bem como, para prestadores de serviços, cadastro junto ao ISS para emissão de notas fiscais de serviços;
- Secretaria da Fazenda do Estado: providenciar o cadastro e obter a inscrição estadual, bem como a autorização para emissão de documentos fiscais, para o caso de comercialização de mercadorias e de serviços de transporte;
- Capacitação em gestão: Procurar por treinamentos no ramo de atividades escolhido a fim de identificar as melhores práticas de gestão administrativa dos negócios;
- Contratação de Funcionários: Estruturar um plano de operações a fim de avaliar a quantidade necessária de funcionário para operacionalizar o negócio e fazer as contratações necessárias;
- Folha de pagamentos: Elaborar os controles e os cálculos da folha de pagamentos mensal ou buscar por um profissional com conhecimento técnico para fazê-lo. Pois é indispensável elaborar um controle de jornada de trabalho, registros de carteiras profissionais, registros sociais em órgãos governamentais, recolhimento de tributos e contribuições sociais mensais, elaboração de declarações mensais, anuais e demais obrigações acessórias;
- Escrituração fiscal: Elaborar e entregar as declarações municipais, estaduais e federais aplicáveis de acordo com as características da sua empresa. Avaliar nesse ponto, a complexidade exigida ao seu ramo de negócios e buscar por um serviço técnico especializado, a fim de evitar eventuais erros e a aplicação de multas e juros;
- Plano de negócios: Elaborar um plano estratégico de negócios, a fim de definir a área de atuação, os mercados que pretende atingir, o público alvo, previsão de faturamento anual, principais concorrentes, tipos de produtos ou serviços a oferecer e os objetivos de curto, médio e longo prazos;
- Planejamento financeiro: Elaborar um planejamento financeiro utilizando as ferramentas técnicas existentes no mercado. Citamos como indispensável a elaboração do fluxo de caixa que demonstre um horizonte de pelo menos 12 meses. Lembrando que o fluxo de caixa traz as rubricas para controle nas colunas “previsto” e “realizado”, não deixando de demonstrar dados importantes como faturamento, despesas, encargos sociais, tributos, salários, insumos, demais origens e aplicações dos recursos e o saldo de caixa para capital de giro;
- Obrigatoriedade dos registros contábeis: Dependendo do porte e características da sua empresa, será obrigada a proceder com a escrituração contábil para registro dos atos e fatos ocorridos na organização durante o exercício social. Para isso deverá contratar um profissional ou uma empresa capacitada para tal tarefa.
Estes são alguns dos pontos importantes que se bem observados e avaliados poderão contribuir muito com o sucesso da sua empresa.
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